Opinião

Franco-Site-2015Valorizar o piso é benéfico para todo o segmento. Isso ficou evidente com a política para o salário Mínimo Nacional iniciada no governo Lula. O aumento histórico que ele teve ajudou a mudar o perfil dos setores sociais mais empobrecidos. Esses trabalhadores, das chamadas classes C, D e E, elevaram seu padrão de consumo, criando um ciclo que beneficiou toda a economia, com crescimento do mercado interno, da indústria, do comércio e do emprego.

De forma parecida, elevar o piso da categoria, distanciando-o cada vez mais do piso nacional, beneficia os trabalhadores nas diversas modalidades do Setor de Telemarketing. Como o piso é o mínimo que as empresas devem pagar, os demais salários se valorizam também.

Mas não é só financeiramente que se valoriza o trabalhador. É importante fortalecer as principais bandeiras de luta como ampliação de benefícios e conquistas sociais, qualificação profissional, Redução da Jornada para 30 horas semanais e a Regulamentação da Profissão em Telemarketing.
Tivemos enormes desafios durante a campanha salarial conquistando importantes vitorias garantindo melhorias nas condições de vida e trabalho de milhares de empregados. Mesmo diante da migração de parte do setor para outros estados.

O SINTRATEL de maneira corajosa fomenta a batalha pela ampliação de renda profissional em todo país. Assim o Sindicato dos Trabalhadores da Cidade de São Paulo e Municípios da Região Metropolitana da Grande São Paulo pode hoje reafirmar seu papel de construtor de outra perspectiva para os empregados de um dos setores que mais utiliza a mão de obra de jovens, mulheres, afrodescendentes e vulneráveis, que apesar de histórico de desvalorização sócio econômica, agora conquistaram durante a campanha salarial sua importância para o futuro estimulando as bandeiras históricas de luta de nossa categoria.

A nossa atividade é especifica e somos cobrados pelo empregador e monitorados pela sociedade. Realizamos nosso trabalho com dedicação e qualidade e merecemos ser reconhecidos.

As Empresas de Telemarketing têm total estrutura tecnológica e financeira para atender todas as demandas do setor, inclusive investir em treinamento e qualificação. A atual Convenção Coletiva garante Grupo de Trabalho para formação e qualificação de operadores visando melhorias nas relações de trabalho. O SINTRATEL também está pronto para reivindicar juntos aos órgãos públicos melhorias na qualidade de ensino oferecido para a população.

A luta pela regulamentação da profissão em telemarketing é relevante e tem peso semelhante. Regulamentar significa reconhecer a existência e criar regras que envolvem salários, condições de trabalho, características e especificidades das diversas funções dentro da profissão, etc.

O Sintratel está nessa batalha há tempos e ganhou mais um interlocutor no Congresso Nacional para ampliá-la. Trata-se do Deputado Federal Ademir Camilo, que apresentou um Projeto de Lei pela regulamentação. Neste ano, vamos juntos lutar para que ela seja aprovada. E para isso contamos com o apoio e a participação de todos os trabalhadores.

Ronaldo Lopes é Diretor de Esporte, Lazer e Benefícios do Sintratel