Mundo Sindical

Neste ano, 2022, em meio a turbulência social, política e econômica que o Brasil está vivenciando e a necessidade de uma guinada na realidade do país, o movimento sindical realizou, na manhã desta quinta-feira (07), a terceira Conclat, que resultou num plano de governo, onde um conjunto de propostas que serão entregues aos candidatos a presidência da República afim de trazer de volta a esperança aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, como para toda população. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing (Sintratel) participou do evento e foi representado por seu presidente Marco Aurélio.

O evento reuniu dirigentes das centrais sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, CUT, CSB, CTB, Nova Central, Conlutas, Intersindical e Pública, além de uma grande quantidade de se sindicatos de diversas categorias, que aprovaram a pauta da classe trabalhadora, um documento contendo um conjunto de propostas sociais, políticas e econômicas que busca contribuir para o desenvolvimento do país e, posteriormente, será entregue para todos (as) os (as) candidatos (as) a presidência da República.

Segundo Marco Aurélio, a realização da Conclat sinaliza uma unidade em defesa, principalmente, da democracia. “Somente a partir da democracia conseguiremos avançar no diálogo e no debate, fazendo a disputa política correta para a gente avançar na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse.

“Acho que essa unidade marca, mais do que tudo, a defesa da democracia”, concluiu Marco Aurério.

A Conclat

A Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras) aconteceu em 1981, era a primeira grande reunião intersindical no Brasil desde o golpe de 1964, que instalou a ditadura militar no país, contribuindo assim o processo de redemocratização.

Em 2010, aconteceu a 2ª Conclat, no estádio do Pacaembu e reuniu 30 mil pessoas e foi elaborado um documento com  250 itens que abordaram crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno; valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social; Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; entre outros temas.