Mundo Sindical

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) representada por Cristina Palmieri participou, no dia 20 de março, do PLANTIO GLOBAL 2022 - São Paulo. O evento aconteceu em conjunto com a Subprefeitura da Sé, Subprefeitura da Vila Mariana (PMSP) e diversos parceiros.

 

O Plantio Global de árvores é uma ação colaborativa, coletiva e descentralizada que envolve diversos atores, poder público, instituições, grupos de voluntários, que acontece anualmente por diversas cidades do Brasil e do mundo, realizam plantios arbóreos em áreas urbanas promovendo a conscientização, a motivação de boas práticas que visam o aprimoramento de políticas públicas e ao controle das mudanças climáticas. 

 

O Plantio Global, ocorre na cidade de São Paulo desde 2017, a organização na cidade ficou por conta da Horta Comunitária da Saúde, Fórum Agenda 2030 da Vila Mariana, CADES (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) Regional da Vila Mariana, da Subprefeitura da Vila Mariana, Subprefeitura da Sé, CADES Regional Sé, MNODS SP, de diversos parceiros e apoio de coletivos, agentes ambientais.

 

O local de plantio desta foi na Praça Cívica Ulysses Guimarães, no Parque Dom Pedro II. Além do plantio de árvores, o evento contou com várias oficinas ambientais, para troca de experiências e conhecimentos como: plantio de orquídeas, resíduos orgânicos, compostagem, horta alimentação saudável, polinização e abelhas sem ferrão, origami, bombas de sementes, dança circular e dialogo sobre políticas públicas e outras atividades desenvolvidas pelas parcerias. 

 

Plantar árvores contribui para amenizar o clima, reduz a poluição, inclusive sonora e visual, aumenta a umidade do ar, além de servir de abrigo para avifauna, insetos como as abelhas sem ferrão e outros organismos, gerando um ambiente urbano mais saudável. Áreas verdes urbanas também tornam a temperatura nos centros urbanos mais agradável, assim os plantios de árvores contribuem para alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Em alguns Municípios do país, há projetos consolidados e ações pontuais, para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a preservação da vegetação local. 

 
0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar