Movimentos

Cunha-e-turma1Que tal deixar o seu recado?!!

Justo, justiça...
...palavras tão fora de moda, que só pegam quando o assunto é pro Povo!!!

Serão tornados públicos os nomes e e-mails dos 21 membros titulares e suplentes do Conselho de Ética. Também será difundido o telefone da Ouvidoria da Câmara (0800 619 619) para que a população deixe seu recado...

 

Lula desmente acordo para proteger Eduardo Cunha

Publicado no site Viomundo

A princípio, carta publicada pelo Instituto Lula:

"São Paulo, 15 de outubro de 2015,

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participa nem estimula qualquer articulação para supostamente “proteger” o presidente da Câmara em procedimento do Conselho de Ética.

Lula não manteve encontros ou reuniões neste sentido com parlamentares do PT nem com políticos de outros partidos.

São escandalosamente mentirosas, portanto, as notícias publicadas a esse respeito, especialmente no jornal Estado de S. Paulo e no portal da Folha de S. Paulo.

O ex-presidente considera que este assunto compete ao Legislativo e ao Judiciário, dentro da lei e da Constituição.

O Brasil sabe que é a oposição, e não o PT, que há um ano vem promovendo articulações espúrias e barganhas, dentro e fora do Congresso, na desesperada tentativa de derrubar um governo democraticamente eleito."

*****

“Repudiamos qualquer acordo para beneficiar ou proteger Cunha ou Dilma”

Partido inicia campanha para incentivar a população a pressionar Conselho de Ética a dar celeridade ao processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, que está sendo investigado no âmbito da Operação Lava Jato

 da assessoria do PSOL

A bancada do PSOL manifestou repúdio a qualquer tipo de acordão para salvar o deputado Eduardo Cunha do processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Os deputados também anunciaram uma campanha pelas redes sociais e via telefone para pressionar os membros do Conselho a dar celeridade às investigações.

O pedido de abertura de processo de cassação contra Eduardo Cunha foi protocolado, na terça-feira (13) pelo PSOL e Rede. Entre as acusações, as contas não declaradas na Suíça e a denúncia da Procuradoria Geral da República por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

Os rumores sobre um possível acordão estão nos corredores da Câmara, foram divulgados pela imprensa e internet, e envolveriam Cunha e seus aliados e o governo federal. De um lado, seria aumentada a blindagem ao presidente da Casa, tanto na CPI da Petrobras como no Conselho de Ética; do outro, não seria iniciado processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“É inaceitável que haja acordos de bastidores tanto para impedir o andamento de uma representação legal, quanto para pedido de impeachment. Nós não nos fixaremos em insinuações e repudiamos qualquer tipo de acordo para beneficiar ou proteger um ou outro”, afirmou o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ).

Chico Alencar repassou à imprensa a informação da nomeação para suplência no Conselho de Ética de dois escudeiros de Cunha: Carlos Marun (PMDB/MS) e Manoel Júnior (PMDB/PB) – o que representaria mais um sinal para evitar o bom andamento do processo. “Devemos primar pela transparência, agilidade e intocabilidade da representação”, destacou o líder do PSOL.

O deputado Ivan Valente (SP), membro da CPI da Petrobras, destacou que há um forte movimento, com ordem direta de Cunha, para que a Comissão seja enterrada. Desde o dia 1º de outubro foi protocolado requerimento para prorrogação da CPI, com apoia de 14 deputados, está pronto para ser votado no plenário – mas, como a inclusão na pauta do plenário depende da decisão de Cunha, isto ainda não aconteceu.

“Cunha foi depor em março e mentiu, disse que voltaria àquela Comissão, mas não o faz. E prevalece uma fiel e preocupante blindagem a ele. Quem ajudar a salvar Cunha vai acabar afundando junto”, declarou Ivan Valente. “É insustentável a posição de Cunha, que não merece estar na Presidência da Casa, nem exercer um mandato parlamentar”, afirmou.

Para o deputado Glauber Braga (RJ), há indícios fortíssimos do que está sendo operado, um acordão. “A nota de alguns partidos divulgada no último final de semana é uma farsa. Os líderes e representantes de partidos disseram publicamente, para dar um sinal à opinião pública, que defendiam o afastamento de Cunha, mas são eles mesmos que estão gerando o cinturão de proteção”, declarou. “E não se manifestaram nem na reunião de líderes, nem no plenário até agora”, completou Glauber Braga.

Campanha

O PSOL anunciou o início de uma campanha popular pelas redes sociais e via telefone com o objetivo de pressionar os membros do Conselho de Ética para que deem celeridade ao processo de quebra de decoro parlamentar contra Eduardo Cunha.

Serão tornados públicos os nomes e e-mails dos 21 membros titulares e suplentes do Conselho de Ética. Também será difundido o telefone da Ouvidoria da Câmara (0800 619 619) para que a população deixe seu recado e pressione, efetivamente, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a dar andamento célere ao processo por quebra de decoro contra Eduardo Cunha.

Para o deputado Jean Wyllys, a opinião pública tem o poder de exercer essa pressão. “Cada eleitora e eleitor deve atentar para checar como está agindo o seu deputado. Assim esperamos que o Conselho haja com o decoro que lhe é devido”, explicou.

Segundo Chico Alencar é preciso evitar que “tudo vire uma pizza só, de sabor duvidoso e inescrupuloso. A luz do sol é o melhor desinfetante”.

Leia também:

Presidente do PT nega acordo com Eduardo Cunha

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar