Jurídico informa

AtoSouth-15-6-Site-2O Sintratel mobilizou  os trabalhadores(as) no dia 15 de junho, e deixou aberta a possibilidade da realização uma greve. A empresa se comprometeu novamente com atendimento das reivindicações.

Apesar do acordo acertado com o Sindicato, a empresa South não cumpriu o que falou e assinou e manteve descumprimento da CLT e da Convenção Coletiva.

Por isso o Sintratel já acionou a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) para fiscalizar a empresa e exigir o pagamento dos direitos dos trabalhadores.

Também chamou os trabalhadores(as) da empresa a se mobilizarem para ir à luta em defesa dos direitos sonegados.

Como a empresa não cumpriu o acordo que resultou da mobilização realizada até agora pelos trabalhadores(as) da South ao lado do Sintratel, é preciso tomar medidas drásticas para obrigá-la a honrar os direitos dos seus funcionários, como a fiscalização da SRTE e autuação da empresa, além de uma possível greve dos trabalhadores(as).

As denúncias dos trabalhadores(as) da empresa mostram as seguintes irregularidades:
O não pagamento dos valores retroativos dos salários defasados em relação ao piso salarial mínimo da categoria.
O não pagamento dos valores atrasados do Vale Refeição.
O não reajuste dos funcionários no cargo de Auditor.
A não eliminação da prática de pagar salários diferentes para trabalhadores(as) no mesmo cargo e função (Paradigma Salarial).
A manutenção da prática de Assédio Moral sobre os trabalhadores(as).
O não cumprimento do Anexo ll da NR 17.

AtoSouth-15-6-SiteCom ato do dia 15/06, empresa se compromete novamente a atender reivindicações

O Ato realizado na porta da South na segunda-feira, dia 15/06, teve como um dos resultados o chamado da direção da empresa aos representantes do Sindicato. Na discussão, a empresa se comprometeu a pagar já 50% do retroativo dos meses de janeiro a maio da operação, o pagar os demais 50% no dia 07/07/15. Também assumiu o compromisso de pagar o resjuste de 2014 e 2015 aos auditores no dia 17/06.

A empresa ainda se prontificou a levantar o valores do retroativo do VR durante os meses de janeiro a maio, e o pagamento da PLR de 2014, e se comprometeu de passar essas informações até dia 19/06, para então dar a data de pagamento.

Estamos de olho e no aguardo. Se novamente os compromissos ficarem só na conversa e no papel, a luta vai prosseguir e se intensificar.

A legislação garante o direito de greve:
A Constituição Federal, em seu artigo 9º, e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Neste caso, os trabalhadores têm as garantias da CLT e do Acordo Coletivo da categoria como defesa.

Assédio moral é crime. Denuncie!

Os trabalhadores(as) da South apontam em suas denúncias a prática de assédio moral por parte da direção da empresa e suas chefias imediatas.
O assédio moral sobre os trabalhadores é uma prática desumana, atrasada e antiquada de gestão empresarial.

É usada por quem não tem competência para constituir uma equipe e extrair o melhor dela em termos de criatividade, empenho e produtividades. Ou por quem escolhe o método da pressão, da repressão, da manipulação e da calúnia para impor altos índices de exploração sobre os trabalhadores.

Já há tempos tais práticas estão sendo criminalizadas no Brasil. Há inúmeros casos de empresas condenadas por praticar assédio moral contra seus funcionários(as).

DENUNCIE ASSÉDIO MORAL. É CRIME E PODE LEVAR AO PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO TRABALHISTA PELA EMPRESA!