ConfRacaGeneroUGT-4-15-Site-1

A UGT - União geral  dos  trabalhadores, realizou nos dias 27,28 e 29 de  Abril de 2015, na Colônia da Federação dos Comerciários,  a IIO Conferência de Gênero, Raça e Juventude. O intuito foi fomentar políticas de valorização no trabalho dos jovens, das mulheres e dos afro-descentes.

Durante a Conferência,  Fabiana  Generoso - Secretaria Estadual de Diversidade  Humana da UGT e também Diretora do Sintratel /SP, se manifestou na plenária sobre  a luta da juventude pelo direito a renda, emprego e equidade nas relações de trabalho.
Salientou que a democratização da sociedade passa pela igualdade de todos e todas no  mercado de trabalho.

Além da Secretária, os demais militantes do Sintratel presentes na Conferência foram a Diretora Valmira Luzia, a Assessora Presidencial Thaynna Góes e Diretor José Roberto.

Eles também aproveitaram para destacar pontos importantes como a luta pelo referendo da Convenção 111 da Organização Internacional do trabalho, que  trata o direito a igualdade no trabalho nas Convenções Coletivas das entidades de base  (sindicatos) filiados à central.

Diante das injustiças sociais e das diferenças tão gritantes que empobrecem e humilham a população vulnerável, e  a discriminação de negros, mulheres e jovens, o Sintratel  considera primordial referendar o trabalho da central para melhorar também o desenvolvimento das entidades sindicais, em sua maioria do setor de serviços, considerado o principal setor de geração de emprego para a camada feminina e jovem que hoje representam cerca de 43% da  população economicamente ativa.

Destacamos  os seguintes  pontos:

Políticas para a  juventude:

a) Valorização da juventude no trabalho com direito a equidade de oportunidade e renda no trabalho.

b) Pleito para aplicação da lei 100972-00 que trata do ingresso do jovem aprendiz no trabalho com eixo na formação profissional e educacional evitando distorções que precarizem  o emprego para juventude.

c- Pleito para aplicação de política publicas que visem  reafirmar o direito a cidadania da juventude garantindo as condições plenas de participação social dessa população em todos os seguimentos da sociedade.

Por  igualdade de  raça  e  gênero  e  fim  da violência  contra  a mulher  nos espaços  sociais:

a)Implementação em âmbito nacional da campanha pela não a violência contra a  mulher nos espaços socias.

b)Reafirmação do direito da população feminina a igualdade nas relações do trabalho,livre de quais quer forma de apressam e discriminação.

c) Celebração de cláusulas nas convenções coletiva que visem valorizar o papel social da maternidade para as trabalhadoras, garantindo a permanência dessa população no mercado de trabalho.

d)Campanha em âmbito nacional pela ampliação dos equipamentos sociais tais como: creches e transportes gratuitos para assegurar as mães trabalhadoras nas condições  de segurança e bem estar dos seus filhos menores.

Pelo  fim da  discriminação de raça no  trabalho

a)Aplicação da Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho(OIT), que visa garantir a igualdade na relação do trabalho nos acordos coletivos das entidades filiadas a UGT.

b)Campanhas permanentes  contra  a racismo e opressão no trabalho fomentando o ingresso de ações civis e trabalhistas.

c)Organização nos conselhos sindicais na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)de comissões sindicais que visem orientar e contribuir com o desenvolvimento das ações das entidades sindicais para realização de mesas redondas individuais para apuração dos casos de racismos de trabalho.

ConfRacaGeneroUGT-4-15-Site-3

ConfRacaGeneroUGT-4-15-Site-4