Cúpulas do Congresso Nacional são iluminadas de verde Fonte: Agência Câmara de Notícias

Notícias

Campanha sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ilumina Congresso de verde

 

 

O Congresso Nacional se ilumina de verde, no período de 24 a 30 de abril, para conscientizar a população sobre riscos dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como formas de preveni-los. A campanha, conhecida como Abril Verde, surgiu para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado em 28 de abril.

 

Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram notificados cerca de 6,8 milhões acidentes entre 2012 e 2022, sendo que 25,4 mil deles resultaram em morte. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), esses dados são mais preocupantes junto a migrantes, mulheres e pessoas com empregos precários.

 

Além da dimensão da saúde e qualidade de vida do trabalhador, os acidentes geram impactos significativos aos cofres públicos, seja na forma de concessões de auxílio-doença acidentário ou aposentadorias por invalidez.

 

Com o intuito de estimular uma cultura de prevenção aos acidentes de trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior do Trabalho (CSJT) criaram, em 2011, o Programa Trabalho Seguro, um programa nacional de prevenção de acidentes de trabalho que visa implantar, em parceria com instituições públicas e privadas, projetos e ações voltados ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar