São Paulo/SP

12,4 mi - habitantes (IBGE, 2021)

Ambiente de Trabalho Seguro

Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho, 7.500 pessoas morrem por dia devido a condições de trabalho inseguras e insalubres, o que corresponde a cerca de 5% a 7% dos óbitos registrados, com custos humanos incalculáveis. Além disso, as perdas econômicas derivadas de doenças e acidentes ocupacionais, geralmente passíveis de prevenção, chegam a 4% do Produto Interno Bruto mundial. Assim, além de uma flagrante violação de direitos humanos e laborais, ambientes de trabalho inseguros e insalubres geram efeitos econômicos perversos, limitando enormemente a produtividade do trabalho e, consequentemente, a geração e distribuição de riquezas. A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável estabelece, em sua meta 8.8, a necessidade de se "proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários". Explore, nas visualizações a seguir, uma visão geral dessa dimensão estratégica de promoção do Trabalho Decente.

NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO (CAT) - ACIDENTES COM ÓBITO

(INSS/CATWEB, 2022)

8,3MIL

CONCESSÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - AUXÍLIO-DOENÇA POR ACIDENTE DO TRABALHO (B91)

(INSS/BENEFÍCIOS, 2022)

CONCESSÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ POR ACIDENTE DO TRABALHO (B92)

(INSS/BENEFÍCIOS, 2022)

Notificações de Acidentes de Trabalho

●  Distribuição Geográfica dos Acidentes de Trabalho (CAT)

● Série Histórica dos Acidentes de Trabalho (CAT)

● Série Histórica de Acidentes de Trabalho com Óbito (CAT)

Afastamentos Previdenciários

● Concessão de Benefícios Previdenciários Acidentários (B91) – Série Histórica

● Concessão de Aposentadorias por Invalidez Acidentária (B92) – Série Histórica

● Pensão por morte por acidente do trabalho (B93) – Série Histórica

● Auxílio-acidente por acidente do trabalho (B94) – Série Histórica

Notificações de Acidentes de Trabalho

Distribuição Geográfica dos Acidentes de Trabalho (CAT)

São Paulo/SP, 2022

51,2MIL

ACIDENTES NO MUNICÍPIO

204,2MIL

ACIDENTES NA UF

612,9MIL

ACIDENTES NO PAÍS

Em destaque, o número de acidentes de trabalho notificados no município para a população com vínculo de emprego regular. No mapa, apresenta-se a perspectiva comparativa da localidade com outros municípios da unidade federativa. O município está destacado em linhas pretas. A escala de cores varia do branco (menor quantidade) para o vermelho (maior quantidade de acidentes no ano).

1º de 645 na UF

1º de 5.570 no Brasil

Fonte: INSS/CATWEB

Tratamento e análise: SmartLab

Série Histórica dos Acidentes de Trabalho (CAT)

São Paulo/SP, de 2002 a 2022

51,2MIL

ACIDENTES NO MUNICÍPIO

204,2MIL

ACIDENTES NA UF

612,9MIL

ACIDENTES NO PAÍS

2022

Em destaque, o número de acidentes de trabalho notificados no município para a população com vínculo de emprego regular. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de notificações no período.

Fonte: INSS (2000-2017, AEAT; 2018-2020, CATWEB)

Tratamento e análise: SmartLab

Série Histórica de Acidentes de Trabalho com Óbito (CAT)

São Paulo/SP, de 2002 a 2022

ACIDENTES COM ÓBITO NO MUNICÍPIO

ACIDENTES COM ÓBITO NA UF

2,5MIL

ACIDENTES COM ÓBITO NO PAÍS

2022

Em destaque, o número de acidentes de trabalho com morte notificados no município para a população com vínculo de emprego regular. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de notificações sobre óbitos derivados de acidentes do trabalho no período.

Fonte: INSS (2000-2017, AEAT; 2018-2020, CATWEB)

Afastamentos Previdenciários

Concessão de Benefícios Previdenciários Acidentários (B91) – Série Histórica info

338,5MIL

B91 ACUMULADO NO MUNICÍPIO

1,5MI

B91 ACUMULADO NA UF

5MI

B91 ACUMULADO NO PAÍS

Em destaque, o número acumulado de concessões de benefícios previdenciários do tipo Concessão de Benefícios Previdenciários Acidentários (B91) no município, na unidade federativa de 2000 a 2018. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de concessões no período.

Concessão de Aposentadorias por Invalidez Acidentária (B92) – Série Histórica

9,4MIL

B92 ACUMULADO NO MUNICÍPIO

52,4MIL

B92 ACUMULADO NA UF

211,9MIL

B92 ACUMULADO NO PAÍS

Em destaque, o número acumulado de concessões de benefícios previdenciários do tipo Aposentadorias por Invalidez Acidentária (B92) no município, na unidade federativade 2000 a 2018. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de concessões no período.

Pensão por morte por acidente do trabalho (B93) – Série Histórica

1MIL

B93 ACUMULADO NO MUNICÍPIO

7,4MIL

B93 ACUMULADO NA UF

28MIL

B93 ACUMULADO NO PAÍS

Em destaque, o número acumulado de concessões de benefícios previdenciários do tipo Pensão por morte por acidente do trabalho (B93) no município, na unidade federativade 2000 a 2018. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de concessões no período.

Auxílio-acidente por acidente do trabalho (B94) – Série Histórica

59,7MIL

B94 ACUMULADO NO MUNICÍPIO

200,9MIL

B94 ACUMULADO NA UF

376,8MIL

B94 ACUMULADO NO PAÍS

Em destaque, o número acumulado de concessões de benefícios previdenciários do tipo Auxílio-acidente por acidente do trabalho (B94) no município, na unidade federativade 2000 a 2018. No gráfico, apresenta-se a evolução histórica do número de concessões no período.

Fonte: SmartLab