Notícias

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros, que consiste em um fundo de reserva financeira criado pelo Governo Federal para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, entre outros casos.

Além da garantia de que o trabalhador receba uma quantia em dinheiro caso seja demitido sem justa causa, o FGTS também pode ser sacado em outras situações, como para a compra de imóveis ou em caso de doenças graves, por exemplo.

No caso de quitar dívidas, o trabalhador pode sim utilizar o valor do FGTS para pagar as suas contas atrasadas. No entanto, é importante saber que existem algumas regras específicas para que isso seja possível.

A primeira delas é que o trabalhador precisa ter saldo na sua conta do FGTS, ou seja, é preciso que ele tenha trabalhado por um período determinado e que a empresa tenha feito os depósitos corretamente. Além disso, é preciso que a dívida a ser quitada esteja em nome do próprio trabalhador.

Para solicitar o saque do FGTS para quitar dívidas, o trabalhador deve procurar a instituição financeira responsável pela cobrança da dívida e informar que deseja utilizar o valor do fundo para quitar o débito. Em seguida, a instituição deverá fornecer um documento que comprove a dívida e que autorize o saque do benefício.

Com o documento em mãos, o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo gerenciamento do FGTS, e apresentar o documento e os demais documentos pessoais necessários para a realização do saque.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/04/12/trabalhadores-com-o-fgts-travado-podem-liberar-o-saque-para-zerar-dividas/

Foto: FDR