Fachada de um dos prédios da UFRJ — Foto: Artur Moês/SGCOM UFRJ

Notícias

Alerta é feito por reitores que vão ficar sem R$ 300 milhões de recursos destinados às instituições.

Sem investimento e ainda com menos R$ 300 milhões de recursos. É essa a conta que reitores de universidades federais do Rio de Janeiro estão fazendo depois do anúncio do bloqueio do valor pelo Ministério da Educação.

Nas quatros universidades federais do estado do Rio de Janeiro, reitores dizem que a verba é usada em infraestrutura, como pagamento de luz, água e segurança e, que sem ela, fica quase impossível manter as portas abertas até o fim do ano.

“O risco é real, catastrófico, porque nós não teremos condições de fazer o pagamento dos serviços básicos de funcionamento da universidade. Nós tínhamos, no momento, cerca de R$ 20 milhões para fazer funcionar até o final do ano já com muita dificuldade, foram cortados agora R$ 18 milhões. Então, não temos como pagar água, luz, limpeza, segurança, os serviços terceirizados”, diz Eduardo Raupp, que é pró-reitor de planejamento, desenvolvimento e finanças da UFRJ.

Confira a estrutura de cada instituição e o valor das perdas:

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A maior e mais importante universidade do estado, com:

170 cursos de graduação;

315 de especialização;

224 programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado;

1.500 projetos de extensão;

Possui ainda um complexo hospitalar com 9 unidades de saúde;

Número de estudantes: 65 mil.

Perda de recursos com o bloqueio: quase R$ 18 milhões

Perda acumulada com outros cortes deste ano: R$ 41 milhões

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

56 cursos de graduação;

3 campus;

Número de estudantes: 54 mil.

A universidade, que já havia perdido dinheiro este ano, não informou quanto vai perder agora.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

30 cursos de graduação;

Número de estudantes: 15 mil

Perda de recursos com o bloqueio: R$ 3 milhões;

Perda acumulada este ano: não informada.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

132 cursos de graduação;

Número de estudantes: 45 mil

Perda de recursos com o bloqueio: não informou;

Perda acumulada com outros cortes deste ano: R$ 7 milhões

Além da dificuldade para arcar com os custos de infraestrutura, os reitores temem que o novo bloqueio gere impacto no pagamento de bolsas estudantis e nos repasses para pesquisas e projetos de extensão.