Trabalho; emprego; oportunidade. Foto: FreePik

Notícias

O debate em torno da importância de ações afirmativas no meio corporativo continua em alta

 

Cresce o número de vagas de trabalho com foco na diversidade. Nesta semana, o banco Itaú abriu 100 vagas de emprego para pessoas negras e pardas para trabalharem presencialmente em São Paulo. As vagas são destinadas para o cargo de Gerente de Relacionamento.

O número de anúncios de oferta de empregos com foco em mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e negros cresceu 56,35% no ano passado, segundo pesquisa divulgada por plataforma digital de empregos. Isso significa que as empresas tendem a manter essa alta de contratações com foco na diversidade.

O debate em torno da importância de ações afirmativas no meio corporativo continua em alta. No Linkedin, rede social voltada para negócios e mercado de trabalho, passou a divulgar oportunidades nos mais variados segmentos exclusivas para negros, mulheres e pessoas com deficiência.

Segundo a psicóloga e especialista em Gestão de Carreiras Vânia Goulart, isso ocorre por que as empresas que investem na diversidade atraem os melhores profissionais, além de focar na experiência do cliente, devido à identificação entre consumidor e colaborador. Além disso, geram uma maior satisfação dos funcionários, melhoram os processos de tomada de decisões e conseguem uma melhor comunicação com diferentes perfis de clientes.

“Quando uma empresa ‘abre as portas’ para a diversidade, ela valoriza a criatividade e estimula as trocas de conhecimentos e experiências. Desse modo, cria-se um ambiente de maior aprendizado e engajamento, além de torná-los mais leves e acolhedores. As consequências positivas são diversas”, esclareceu a especialista.

Para Vânia, o direcionamento das vagas garante a contratação para o preenchimento das vagas que vão garantir essa diversidade dentro da empresa. Essa é uma tendência observada no mercado e que veio para ficar.

 

OPORTUNIDADES

E o banco Itaú segue na mesma direção da diversidade. As novas posições disponíveis fazem parte do projeto +black +oportunidades, fomentado em conjunto com o coletivo de diversidade racial do banco, o Blacks at Itaú, grupo de colaboradores que se dedicam diariamente a tornar o Itaú uma instituição mais diversa e representativa, e o mercado financeiro, por extensão.

O projeto tem como objetivo acelerar a contratação de pessoas negras nas áreas de Investimentos, Tecnologia, Produtos e Comercial. Algumas das posições abertas são para profissionais de Marketing, Engenharia de Software e Dados, Arquitetura de Soluções, Segurança da Informação, Designer, Especialistas e Assessores de Investimentos, Gerentes de Relacionamento, Product Managers, entre outros.

 

Fonte: ES360

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar