Notícias

No dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho 2022 (World Day for Safety and Health at Work). Criar formas para a prevenção de acidentes no meio laboral deve ser uma preocupação das empresas.

A comemoração deste dia tem como objetivo primordial sensibilizar e alertar as empresas e os trabalhadores. Do mesmo modo é preciso tomar as medidas preventivas necessárias que garantam a segurança no trabalho.

Por isso, prevenir acidentes no local de trabalho é uma responsabilidade de todos e um direito transversal a todos os trabalhadores.

Cultura de Segurança

À medida que vamos ultrapassando a pandemia e a crise sanitária, verificam-se riscos no mundo laboral. Ao longo deste tempo, vimos que ter um forte sistema de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) –Occupational safety and health (OSH)-, que inclua a participação de empregadores, trabalhadores, governos, agentes de saúde pública e todas as partes relevantes do âmbito empresarial, é fundamental na proteção dos ambientes de trabalho e dos trabalhadores. Igualmente, ter uma cultura de segurança e saúde torna-se fulcral para a prevenção nas empresas.

Através do diálogo efetivo, governos e parceiros sociais podem e devem participar ativamente de todas as fases dos processos decisórios da SST. Isso é importante desde o desenvolvimento e revisão da política da SST e dos enquadramentos legislatórios para enfrentar os constantes e novos desafios da SST, até a aplicação real ao nível do local de trabalho.

Portanto, o diálogo social contribui não só para melhorar as políticas e estratégias da SST, mas também para construir e facilitar o caminho para uma implementação mais rápida e mais eficaz.

Ao nível do local de trabalho, uma cultura de segurança forte e positiva é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido. Tanto pela administração quanto pelos trabalhadores (gestão ativa), em colaboração com os trabalhadores, procurando soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Tudo isto, através de uma comunicação e diálogo aberto, baseado no respeito e na confiança.

Conforme enfrentamos riscos contínuos no mundo do trabalho, devemos avançar para a construção de uma forte cultura de segurança e saúde em todos os níveis.

Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho desde 1996

Desde 1996 que se comemora em todo o mundo o dia 28 de abril como “Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho”. Procura homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

A primeira cerimónia teve lugar, em 1996, na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. Foi construído um memorial para recordar aqueles que perderam a vida em acidentes de trabalho ou que contraíram doenças relacionadas com a sua atividade profissional.

Em 2001 esta comemoração foi reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atualmente, celebra-se em inúmeros países como uma parte integrante da estratégia para a segurança e saúde no trabalho e promovendo a criação de uma cultura global de segurança.

Fonte: e-coordina.pt