O sindicato dos comerciários de São Paulo promove, mutirão do emprego em São Paulo, ofertando 5.726 vagas.

Notícias

O número de empregos com carteira assinada criados no país em 2020 foi quase a metade do divulgado pelo governo. É o que revela uma revisão de dados feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Em janeiro o ministro Paulo Guedes comemorou a criação de 142.690 empregos com carteira assinada em todo ano passado, mesmo no auge da pandemia. Os dados eram do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e iam contra a informação de que o Produto Interno Bruto caira 4,5%.

Mas esses dados foram atualizados e, na realidade, a criação de empregos formais foram 75.883 em 2020, 46,81% na comparação com o número divulgado pelo governo.

A confusão, além de induzir ao erro, reafirma uma prática em governos com tendências autoritárias de manipular dados.

Houve em 2020 uma mudança na metodologia do Caged que fez com que os dados recentes não possam mais ser comparados à série histórica anterior ao ano de 2020, conforme noticiou o G1.

O novo cálculo passou a considerar outras fontes de informações. “A mudança gera impacto porque, segundo analistas, a declaração dos vínculos temporários à pesquisa do Caged é opcional – mas a inserção no eSocial é obrigatória. O Novo Caged, portanto, gera resultados maiores ao considerar esses vínculos, subdeclarados no sistema antigo”, afirmou a matéria Com revisão, número de empregos formais criados em 2020 cai quase pela metade, do G1.

A taxa de desemprego atual é de 13.2%.

 

Fonte: G1

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar