Categorias

Expedicionários Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos

FONTE http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/expedicionarios

O Centro de Cultura e Memória reverencia a memória dos expedicionários mogianos e sua participação na 2ª Grande Guerra Mundial. Foi criado para receber a estrutura já existente da Associação dos Expedicionários Mogianos, e dar a ela um caráter didático e de abertura a todo o público. Os objetos, livros e pertences dos participantes da 2ª Grande Guerra estão em exposição permanente, assim como a história da participação do Brasil na luta pelos ideais de liberdade e democracia.

 

Guiomar Museu Histórico Profa. Guiomar Pinheiro Franco

FONTE http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/guiomar

Rua José Bonifácio, 202 - Centro, Mogi das Cruzes/SP

11 4725-9200

Terça a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Construído em taipa de pilão, na segunda metade do século XVIII, no Centro Histórico, pertence à tradicional Família Pinheiro Franco há várias gerações. Inicialmente, o edifício abrigava um armazém no pavimento térreo e o andar superior servia à convivência familiar, onde se pode observar como eram os costumes da época: os cômodos da área social são grandes, ao contrário dos cômodos da área íntima (quartos), bem menores.

Já no século XX, o pavimento térreo passou a ter também a finalidade de residência. Aqui viveram a professora Guiomar Pinheiro Franco Lapin, uma das grandes educadoras de Mogi das Cruzes e responsável pela vinda à cidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e também seu irmão Fernando, que, aos 20 anos, tombou em combate, como voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.

Criado em 2001, o Museu Guiomar Pinheiro Franco é uma parte da História da cidade, ainda presente nos dias de hoje.

 

Pinacoteca Pinacoteca de Mogi das Cruzes

FONTE http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/pinacoteca

Rua Coronel Souza Franco, 993 - Centro Histórico

Telefone:4798-6900

Funcionamento:Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Inaugurada em 24 de setembro de 2016, a Pinacoteca é o mais novo espaço cultural do município destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas mogianos e convidados, em salas próprias e adequadas ao segmento.

O prédio onde está instalada, à Rua Cel Souza Franco, foi edificado em 1860 pelo construtor Veríssimo Afonso Fernandes e tem características de estilo neoclássico. O local sediou a Câmara Municipal até 1929. Após, abrigou a Escola Normal, o Ginásio do Estado, a Escola Técnica Industrial e, atualmente, é também sede da Secretaria Municipal de Cultura.

E para garantir 100% de acessibilidade no prédio, foi adquirida uma Cadeira Escalatória (equipamento italiano), que possibilita levar os cadeirantes até o 1º pavimento da Pinacoteca e Secretaria de Cultura.

A Pinacoteca tem 10 espaços expositivos internos e 1 espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística da cidade. São eles: Alcino Meireles Junior, Antonio Giollito Montechelli – Ferri, Antonio Wuo, Antonius Josefus Maria Van der Wiel, Darcy Fernandes Cruz, Heraldo Moraes, Idalicio Silva, Iris Piazza Fresato, Maria José Martins de Camargo e Susumu Aramaki.

 

O acervo é composto por 50 obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na Reserva Técnica.

Para agendar visita de grupos de pessoas ou alunos, ligue 11 4725-3448.

 

 

Taro Konno Memorial Taro Konno

 

FONTE http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/tarokonno

Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n - Cezar de Souza, Mogi das Cruzes/SP

A importância da presença dos imigrantes japoneses em Mogi das Cruzes e região é ressaltada no Parque Centenário, que abriga o Museu Taro Konno. Um rico acervo, fruto da doação de famílias japonesas, retrata a história dos primeiros imigrantes a chegar a Mogi das Cruzes, em 1919. Esses imigrantes procuravam Mogi por ser região de terras férteis e livre de doenças, propícias à cultura familiar.

Com costumes, idioma e cultura totalmente diferentes, os japoneses pouco a pouco, e com muito trabalho, transformaram a região do Alto Tietê no “cinturão verde” de abastecimento de hortifrutigranjeiros, como o maior produtor do eixo da região sudeste. E fizeram de Mogi das Cruzes uma das cidades do Brasil que possuem maior contingente de descendentes nipônicos.

 

 

Visconde de Mauá Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá

FONTE http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/visconde

Rua José Bonifácio, 516, Largo do Carmo - Centro, Mogi das Cruzes/SP

Telefone: 11 4725-3448

 Funcionamento: Terça a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Instalado no Casarão do Carmo – construção em taipa de pilão e taipa de mão, do século XIX – o mais antigo museu da cidade abriga um variado acervo de objetos e mobiliário, proporcionando ao visitante um panorama dos costumes e do cotidiano da cidade. Ao lado de uma liteira e de armários do século XIX, podemos ver balanças de precisão e máquinas de escrever, bem como utensílios de cozinha, feitos em ferro, muito utilizados até meados do século XX.

 

Aqui estão duas raras preciosidades: a bandeira da Câmara Municipal, do século XVIII, e a bandeira imperial, deixada por D. Pedro I, em sua passagem por Mogi, logo após a proclamação da Independência do Brasil.

O museu tem ainda a Sala Isaac Grinberg, uma homenagem ao grande jornalista e pesquisador da história de Mogi das Cruzes.

Visitar o Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá é ter contato com a rica história da Cidade.

 

 

 

 

Receba demais dicas culturais e formação profissional, aproveite para interagir via WhatApp através do SINTRATEL CULTURAL.

Olá me envie um ZAP agora!!!

Envie mensagem para 19 98306 6724

sintratel.cultural@gmail.com

0
0
0
s2smodern